Formação do 1º Tornei Lego é realizado na Secretaria Executiva de Tecnologia da Educação

A Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação (Sete), realiza na tarde desta sexta-feira (21), o segundo dia da preparação para o 1° Torneio Lego (First Lego League – FLL), competição voltada para alunos de 9 a 15 anos que será realizado no dia 5 de dezembro. Os estudantes do 6º ao 9º ano estão sendo formados para a competição.

21.11.2014 - FLL - 2• DIA - CETEC-7

Participam da competição, 36 escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife e o NAAHS, sendo distribuídas em equipes de 4 alunos por instituição. As formações começaram no dia 14/11 e seguirão até 04/12, preparando os estudantes para o evento . Um dos objetivos da competição é estimular o raciocínio lógico e a criatividade dentro do ambiente escolar, fortalecendo as capacidades dos estudantes. Dentro do torneio, os competidores irão planejar, construir e programar robôs com a tecnologia LEGO Mindstorms, constituída por um conjunto de peças da linha tradicional (tijolos cheios, placas, rodas) e da linha LEGO Technic (tijolos vazados, motores, eixos, engrenagens, polias e correntes), que já são utilizadas nas Unidades de Ensino da Rede. As 12 equipes finalistas serão classificadas para a final do campeonato que acontecerá no Rio Grande do Norte.
Um dos participantes da FLL, já veterano em competições de robótica, Yuri Lira, aluno do 8º ano da Escola Municipal Pedro Augusto, que participou da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), estou ansioso com mais esse desafio “É algo incrível, essa competição é muito diferente da que a gente participou. É uma coisa nova”, relata.

21.11.2014 - FLL - 2• DIA - CETEC-17
O campeonato conta também com uma modalidade para os professores, que acontecerá durante a competição de robótica e será composta por duas etapas. Na primeira, eles passarão por atividades classificatórias que envolvem programação gráfica e criação de interfaces. Nesta etapa, 5 professores serão selecionados para um segundo momento, onde um projeto surpresa será proposto e anunciado o vencedor.
Eliane Barros, professora de ciências do Pedro Augusto, diz não medir esforços para o sucesso dos alunos. “Eu venho acompanhando os meninos, vendo o esforço deles. O sucesso dos meninos é o foco, irei participar da competição dos professores apenas para aprimorar o conhecimento”, conclui.

Deixe um comentário