PROFESSORES MULTIPLICADORES DE TECNOLOGIA RECEBEM FORMAÇÃO EM ROBÓTICA ASSISTIVA

A formação orientou no uso do Robô Humanóide NAO na interação com crianças autistas.

IMG_0808

Professores multiplicadores de tecnologia receberam, nesta segunda-feira (28), uma formação em Robótica Assistiva. A formação aconteceu no prédio da Secretaria Executiva de Tecnologia. Utilizando o Robô Humanóide NAO, os docentes foram orientados sobre como se portar no momento em que criança recebe a visita do humanóide. “É preciso estar atento ao tempo e espaço da criança autista. Boa vontade e paciência são primordiais no contato com essas crianças”, explicou a professora Adilza Gomes, que ministrou a formação.

Foram passadas diversas informações sobre o autismo, como diagnósticos, estudos na área, além das orientações sobre como os docentes devem trabalhar com as crianças. Em classe, Adilza comentou sobre aestudos que mostram uma maior facilidade por parte das crianças autistas de interagir com robôs, uma vez que eles são programados para repetir as mesmas ações. “Acompanhei um caso em que a criança não interagia verbalmente e, após primeiro contato com o NAO, falou pela primeira vez em sala.”, contou a formadora.

A criança austista recebe a vista do NAO quatro vezes. Essa visita é acompanhada do professor do Atendimento Educacional Especializado, além do professor regular da criança. ” É preciso que a criança autista tenha uma rotina e que esteja rodeado de pessoas que conhecem. Qualquer atividade fora do que ele está habituado, pode fazê-lo desencadear uma crise.”, explica Adilza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s