Secretaria de Educação do Recife realiza Mostra Humanoide Recife e o Seminário de Estudos em Novas Tecnologias na Educação

Primeiro dia do evento teve apresentação do primeiro robô humanoide do Recife, lançamento de revista e orquestra com tablets

Iniciou nesta segunda-feira (21), a Mostra Humanoide Recife e o Seminário de Estudos em Novas Tecnologias na Educação (Semente). O evento duplo, promovido pela Secretaria de Educação do Recife, será realizado até a próxima quarta (23) na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena. Entre as novidades está apresentação do 1º robô humanoide desenvolvido por alunos e professores da rede municipal de ensino. O protótipo foi desenvolvido em parceria com as universidades e instituições como o Porto Digital e o Cesar.

A abertura do encontro, contou presença do secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, que parabenizou os estudantes pelos grandes resultados com a robótica e destacou o investimento do prefeito Geraldo Julio para a rede municipal de ensino. “Tantos resultados e em tão pouco só mostra o acerto da decisão do prefeito Geraldo Julio em fazer esse investimento em tecnologia na educação. O Programa Robótica na Escola já é um sucesso. Os resultados são uma prova que esse é o caminho certo. Em nome do prefeito eu parabenizo toda a equipe e declaro aberto a Mostra Humanoide Recife e o Seminário de Estudos em Novas Tecnologias na Educação”, destaca Jorge.

Em seguida, alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Divino Espírito Santo, sob a regência do maestro Marcos Galdino, diretor do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria, apresentaram uma orquestra de tablets produzida por eles mesmos.

Uma das novidades do evento foi a apresentação do primeiro robô humanoide do Recife. O projeto, incialmente desenvolvido por estudantes da Escola Municipal São Cristovão, teve continuidade com cerca de 10 alunos, do 6º ao 9º ano, das Escolas Municipais Antônio de Brito e Pedro Augusto. Ao todo, quase 140 estudantes da rede municipal, além de produções da rede estadual e de escolas particulares, estão envolvidos no projeto para uma troca de ideias e desenvolvimento colaborativo.

O estudantes Carlos Alberto, 13 anos, da Escola Antônio de Brito, diz se sentir feliz em participar da montagem e programação do primeiro robô humanoide criado por estudantes da rede e comenta estar orgulhoso da rede municipal. “Tudo isso mostra o quanto Recife está evoluindo. Vejo crianças da rede municipal vencendo torneios, viajando por causa da robótica. Tudo está avançando. Eu e meus amigos esperamos fazer muito mais”, avalia o aluno do 8º ano.

Outra novidade foi lançamento da revista online Rede de Aprendizagens que contará com trabalhos na área de educação, com 67 artigos e relatos de experiência com foco na rede pública de ensino. A revista será publicada semestralmente. Para encerrar o período da manhã, o professor David Cavallo, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT/EUA) e da Universidade Federal da Bahia (UFPA), debateu acerca do tema Robótica Educacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s