Escola Waldermar Valente realiza evento inspirado no Baile do Menino Deus

IMG_0241.JPGRonaldo Brito, diretor e roteirista da cantata cênica, prestigiou o a apresentação teatral

Com o objetivo de proporcionar novas experiências para os estudantes do 5º ano dos Anos Inicias e estimular a criatividade que a Escola Municipal Waldemar Valente, localizada em Jardim São Paulo, realizou, nesta quarta-feira (16), apresentação teatral inspirado no Baile do Menino Deus. Além dos alunos, gestores, professores e comunidade escolar, a apresentação teatral recebeu o criador do baile, realizada há 32 anos, Ronaldo Correia Brito.

A cantata cênica, que celebra o nascimento de Jesus, foi conduzida por Mateus, um tipo de palhaço do Nordeste brasileiro. Outros personagens como a Burrinha Zabilin, a Ciganinha, os Reis Magos, o monstro Jaraguá e o coral ajudaram a contar essa versão regional da história cristã. A proposta pedagógica visou encorajar os estudantes a produzirem algo novo e que, em paralelo, fosse possível trabalhar a linguagem corporal e ampliação do vocabulário.

Para a gestora da unidade de ensino, Suelly Beltrão, as dinâmicas teatrais proporcionam experiências que promovem o envolvimento das crianças de maneira única e desafiadora. “Trabalhar teatro na escola oportuniza as crianças se expressarem de inúmeros jeitos, além trabalhar seus medos, receios, como é o caso da timidez e insegurança que muitos tinham quando receberam a proposta de realizar essa apresentação”, destaca Suelly.

O estudante Pedro Henrique da Silva, 11 anos, interpretou Mateus e disse ter gostado do desafio. “No começo foi um pouco difícil decorar os texto, mas acabou dando tudo certo. Foi Legal, eu gostei de encenar”, disse o aluno.

IMG_0062

Segundo Ronaldo Correia Brito, esse espetáculo foi feito com base nas matrizes populares e retornam àqueles que criaram essas matrizes: o povo. “Eu fico muito feliz de ver as crianças se apoderarem dessa cultura que é delas e me sinto muito homenageado. Esse evento já existe há 32 anos e está cada vez mais vivo. A realização dele, promovida pela Prefeitura do Recife, tem ajudado nessa divulgação de manter viva essa nossa cultura que só recife produz”, avalia o diretor e roteirista da cantata cênica, realizada na antevéspera de Natal no Marco Zero.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s